O Núcleo de Geologia

A 28 de Outubro de 2000, nas Primeiras Jornadas de Engenharia Geológica, na Universidade de Coimbra, foram dados os primeiros passos para a fundação do Núcleo de Geologia. 

Muito embora a ideia original precedesse essa data, foram, em boa parte, as conclusões dessas Jornadas que impulsionaram a fundação do Núcleo. A pouca divulgação da Geologia junto dos mais jovens e o evidente desconhecimento das saídas profissionais ligadas às Geociências junto dos alunos do ensino secundário ou mesmo do ensino superior foram os factores que mobilizaram os alunos de Engenharia Geológica.

Primeiro símbolo do NGe (2000-2014).

O número decrescente de alunos a entrar em Engenharia Geológica foi outra das grandes motivações para a criação deste núcleo, que através de um estreito relacionamento com o Departamento de Ciências da Terra da FCT-UNL, trouxe a vontade de inverter essa tendência.
A criação dos estatutos e sua aprovação pela Associação de Estudantes foram os primeiros passos dados, mas não tardaram a surgir todas as actividades, visitas e saídas de campo que caracterizaram uma boa parte do percurso dos estudantes de Engenharia Geológica.

De Sagres ao Gerês, de Bragança até Barrancos, de S. Miguel à Arrábida, de Rio Tinto (Huelva) a Peniche, da Costa Alentejana até Almadén (Ciudad Real), o Núcleo de Geologia já percorreu Portugal de ponta a ponta e muito continua por ver e conhecer. 

Mas a história não acaba no momento presente e cabe a todos os que vierem escrever as próximas páginas, nunca esquecendo as palavras de Heráclito: «A mudança é a única constante».

Sem comentários:

Enviar um comentário